Entre os dias 14, 15 e 16 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, ocorreu o G20 Social, evento que integrou a programação da Cúpula do G20 – encontro anual que reúne os líderes das 19 maiores economias do mundo. O evento marcou a reunião da sociedade civil para discutir e propor soluções para os problemas globais, com o objetivo de ampliar o seu diálogo com os líderes governamentais.
No evento foi realizada uma série de atividades autogestionadas e a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) coordenou a atividade intitulada “O que a ciência cidadã tem a dizer sobre mudanças climáticas, segurança alimentar e nutricional e saúde infantil?”.
O objetivo da atividade foi tratar do cenário atual das pesquisas nacionais e internacionais sobre SAN e mudanças climáticas (marcos teóricos, metodologias e principais resultados), estabelecer diálogo com o tema da saúde infantil (principais evidências), promover a interação pesquisa e ação governamental, refletindo sobre os caminhos apontados pela produção científica, as demandas governamentais sobre evidências do problema e caminhos para mitigação dos problemas, além de apontar uma agenda de pesquisa cidadã sobre SAN, mudanças climáticas e saúde infantil.
A pesquisadora Lissandra Santos-Degner participou da atividade autogestionada promovida pela Rede Penssan representando o projeto FomeS. Compuseram a atividade outros palestrantes e representantes do governo, como Rosana Salles (Rede Penssan/UFRJ), Daniel Peter Beniamino (MMA), Dayvid Souza (MCTI), Sônia Costa (MCTI), Luíza Trabuco (MDS), Márcia Muchagata (MDS), Silvio Porto (MDA), que foi mediada pela professora Silvia Aparecida Zimmermann (Rede Penssan/ UFRRJ).