O cientista de dados do projeto Fomes, William Rosa de Souza, participou entre os dias 29 de julho e 2 de agosto de 2024, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados — Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital.
A Conferência de iniciativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve como objetivo discutir os riscos e oportunidades que derivam da atual governança da Era Digital, e tratar da consolidação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (SINGED). Contou com seis mesas temáticas e 23 grupos de trabalho, e reuniu mais de 500 técnicos e mais de 100 palestrantes e coordenadores de mesas e grupos.
A participação do nosso cientista de dados neste evento foi fundamental uma vez que o projeto FomeS se propõe a construir uma base integrada de dados nacionais incluindo indicadores de diversas dimensões, como mudanças climáticas, Insegurança Alimentar e fome, insegurança hídrica, saúde e estado nutricional de crianças, considerando o contexto brasileiro de desigualdades sociodemográficas, gênero e raça/cor, e assim viabilizar o monitoramento integrado desses problemas ambientais e sociais complexos.
Assim, estar nesse espaço com especialistas, representantes das gigantes transnacionais da tecnologia, gestores públicos, empresas públicas de dados, órgãos multilaterais e movimentos sociais, acadêmicos e estudantes, e organizações da sociedade civil, potencializa o escopo de atuação do projeto.